Morre Sebastião Salgado, lendário fotógrafo brasileiro 3j4q6w
Publicado em 23/05/25 13:00
Faleceu nesta sexta-feira (23) o lendário fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. Até o momento, a causa da morte não foi revelada. A informação foi confirmada pelo Instituto Terra, organização não-governamental fundada pelo fotógrafo.
CCXP25: ingressos à venda para todos os dias! Garanta o seu para viver o épico!"Sebastião foi muito mais do que um dos maiores fotógrafos de nosso tempo. Ao lado de sua companheira de vida, Lélia Deluiz Wanick Salgado, semeou esperança onde havia devastação e fez florescer a ideia de que a restauração ambiental é também um gesto profundo de amor pela humanidade. Sua lente revelou o mundo e suas contradições; sua vida, o poder da ação transformadora", diz o texto.
AppleTV+ por R$9,90/mês pelos primeiros 3 mesesSalgado estava em Paris, onde tratava de problemas de saúde crônicos relacionados à malária, doença que contraiu ainda nos anos 90. Neste sábado, Sebastião participaria de uma apresentação de vitrais desenhada por seu filho, Rodrigo, para uma igreja em Reims. "Minhas fotos talvez sobrevivam cem anos, mas os vitrais dele vão ficar por milhares de anos", comentou Salgado, que também afirmou estar com mais energia graças aos tratamentos.
Prime Video: assine grátis por 30 diasAmplamente reconhecido como um dos fotógrafos mais importantes do mundo, Sebastião Ribeiro Salgado Júnior nasceu na cidade de Aimorés, Minas Gerais, em 1944. Seu trabalho, composto inteiramente de fotos em preto e branco, registrou com cuidado a vida humana, a natureza e o trabalho. Salgado ganhou notoriedade principalmente durante os anos 80, quando fez uma série de fotografias da Serra Pelada, local de mineração de ouro na Amazônia que atraiu milhares de traablhadores com o sonho da riqueza.
Fonte: Omelete // Matheus Fiore