Festival de Cannes | Palma de Ouro rende feito histórico ao vencedor 5bl2d

Publicado em 24/05/25 17:00 6k2470

Jafar Panahi conseguiu diferentes feitos históricos ao vencer a Palma de Ouro do Festival de Cannes neste sábado (24). Campeão pelo filme It Was Just an Accident, o diretor é o segundo cineasta iraniano a levar o prêmio máximo do festival e, também, o segundo a zerar o circuito principal das mostras de cinema.

Panahi já havia vencido o Urso de Ouro do Festival de Berlim e o Leão de Ouro do Festival de Veneza antes de dominar a Croisette este ano. Em 2000, ele recebeu o Leão pelo filme O Círculo, eleito o melhor por um júri liderado pelo tcheco Milos Forman (Um Estranho no Ninho). Já em 2015 ele saiu campeão da Berlinale ao vencer o Urso por Táxi Teerã, entregue a ele pelas mãos do júri capitaneado por Darren Aronofsky (mãe!).

Antes do iraniano, apenas o italiano Michelangelo Antonioni conseguiu a tríplice coroa dos festivais de cinema. Antonioni venceu o Urso de Ouro em 1961 por A Noite, O Leão de Ouro em 1964 por Deserto Vermelho e a Palma de Ouro em 1967 por Blow Up - Depois Daquele Beijo.